sexta-feira, 6 de julho de 2007

Objectivo Itália I

Juntando a minha vontade de sentir como é viver noutro sítio, longe daqui, com outras pessoas, outras culturas, enfim, aquele bla-bla-bla, com a minha obsessão por Itália (apesar de nunca lá ter ido), lá decidi começar realmente a empreender neste sentido.
Não contando com a possibilidade de poder ir através do programa ERASMUS, pois muito provavelmente não será possível (porque aqui a je é muito inteligente e deixou uma disciplina do 1º ano pendurada). Assim sendo, não baixando os braços à hipótese de ir estudar para o país da pasta, comecei a minha pesquisa a todas as outras alternativas.
Num excerto do Jornal Oficial da União Europeia, encontrei uma lista das faculdades europeias com títulos de formação de arquitecto reconhecidos. Fui direitinha a Itália. No site de cada uma dessas Universidades, consultei por alto a parte dedicada aos allievi stranieri e enviei e-mails (em inglês, claro) para saber, segundo as minhas condições, quais as hipóteses que cada uma me daria. Completamente parva, só de ler os sites em italiano, ficava toda excitada (quando digo excitada, é “mesmo” excitada!).
Entretanto já me responderam 5 escolas, 4 delas em inglês. Sim, surpresa das surpresas, a signora Stefania V. responde ao meu e-mail, da seguinte forma. Passo a citar:

“Prego ritrasmettere in lingua italiana.
Cordiali saluti
Stefania Volpato”

Grande Stefania. Ela manda e eu obedeço. Lá fui eu para o Babel Fish e Inter Trans, aqueles belos instrumentos de tradução on line tão fiáveis, traduzir o meu texto, quase palavra a palavra. Só me dei a este trabalho todo porque era de Veneza, aquela cidade que flutua, tão cheirosa. Com certeza uma das coisas mais cómicas que já devo ter escrito. O facto é que a Stefi respondeu. In deed!! No seu doce italiano imperativo.
E foi assim que comecei a minha caminhada, com um primeiro passito. É claro que o meu maior problema é o “money, money, it’s so funny”, já que pretendia ficar lá bastante tempo…
Mas um passo de cada vez.

1 comentário:

Buuuzina disse...

"mesmo,mesmo" excitada?