segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os Esquimós

Bem... Eu queria partilhar com vocês, fantasmas que ainda lêm este blog, uma dúvida que me desassossega. Os primeiros Homens apareceram em África, nao é? Puf! Lá estavam eles... Depois foram subindo de terra em terra até à Europa, certo? Em busca de terras mais férteis e tal, minérios, enfim... Mais ou menos isso. Foram povoando o planeta. A minha dúvida é: que raio viram os Esquimós para ficarem ali?!
Porque os Esquimós nao apareceram no gelo, nao... Eles atravessaram todo o planeta e nao gostaram de nenhum sítio e quando chegaram ao gelo, disseram: "Aqui está bem, nao!?"
Como convences todo um povo a viver no gelo? Que é que lhes dizes? "Aqui montamos um negócio e enchemo-nos de dinheiro... Uma gasolineira! Com um cartaz bem grande - Há gelo!"
Os pobres estavam deslocados, porque vinham de África, com roupa de Verao, manga-curta e um paninho a tapar o rabo. Cheios de frio, sabiam lá se eram um povo e como é que se chamavam... Bem, entao lá comeÇaram a conversar:
- Tu sabes andar no gelo?
- Nao e tu? Sabes esquiar?
- Bom eu esquio mal. E tu?
- Eu também esquio mal.
- Esquio mal, sim.
- Esquio mal.
- Esquimal...
- Esquimó!
E assim surgiu o nome!
E as casas? Fizeram umas casas estranhíssimas... Os iglus. Estranhas, sem esquinas, redondas. Como se mobila um iglu? Nao podes encostar a cama à parede por fica um espaÇo vazio e cai a almofada. deve haver um IKEA de iglus! Ou como penduras um quadro num iglu? Nao podes, porque nao assenta. Mas também dá igual, porque o que realmente faz falta num iglu é um extintor. Aliás, um extintor é imprescindível, porque um incêndio ali e estás lixado... Chegas a casa e nao há nada. Olhas para a banheira, cheia de água e pensas "Onde está a minha casa?"... Na banheira!
Mas pronto, eles chegaram e instalaram-se durante geraÇoes. Vejo os pequeninos esquimós a correrem pela neve inocentemente... E surge-me outra dúvida: como se fazem os bebés esquimós?? Todos sabemos como se fazem os bebés, certo? Todos. E há um momento em que temos de estar nús... Mas a 40º negativos... Cuidado com os devaneios!
Eu acho que os pobrezitos chegaram ali e disseram...
- Papá onde estamos? Papá onde estamos?
- Estamos no Pólo.
...Chuparam o polo, ficaram com a língua agarrada ao gelo e por isso ficaram ali para sempre...

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha que giro:http://en.wikipedia.org/wiki/Eskimos

Beijinhos,
Joana A.