quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A Conspiraçao do Shuffle

Chega uma pessoa ao quarto, com vontade de ouvir música. Seja para acompanhar o estudo ou o que for (O que for. É sempre melhor quando serve para acompanhar o que for).
E é verdade. Tantos anos de existência. Tanta gente que se conhece. Com quem se fala desta ou daquela banda. Do que se vê na televisao. Do que se ouve na rádio. Enfim! As fontes sao intermináveis! É natural que já se tenha amontoado uma quantidade mais que considerável de música. Claro, é-se mais inseparável de umas que de outras. Mas se têm o previlégio de se encontrarem dentro daquela pastinha bela e amarela "A Minha Música", é porque alguma virtude terao.
Há uma espécie de exame antes de entrarem para aí. É como a faculdade. Carregamos no botao copiar e há um pequeno compasso de espera (até aparece a janelinha com as folhinhas a passarem de um ficheiro para outro). Esse tempo nao é utilizado somente para passar a pequena track para a sua nova casa. Nao. Durante esses micro-segundos, a pobre está a ser sujeita a um exame mais que rigoroso. Primeiro tem de mostrar o seu formulário de pré-requisitos devidamente preenchido e reconhecido por um Maestro, se tem o formato pedido naquela instituiçao. Isso e muito mais que se pode pedir a uma caixinha de música virtual.
Se se encontra tudo nos conformes, lá vai ela feliz da Vida ter com as suas restantes companheiras de quarto, que por sua vez estao com outras na grande casa da "Minha Música". Se nao, já nao lhes bastava a humilhaçao de nao poderem ingressar, ainda o anunciam com um sinal sonoro e uma nova janela com uma cruz a vermelho... E seja o que o Cyber-Deus quiser.
Bem. Para as felizardas, nem tudo serao rosas. Há outro teste a passar: O do Windows Media Player/iTunes.
Essa é a seguinte entidade que tratará dos testes de performance e será aí que as pequenas tracks vencerao na vida ou nao. Como quem chega a Las Vegas para vencer na vida mas acaba a limpar mesas. Querem todas uma entrada no WMP... Mas há uma grande percentagem que acaba somente a passar pelo skipp. "Next!"
Já ingressadas nas aulas no WMP, esse mestre feroz, todas lutam para ser as mais tocadas. Para muitas, que nunca sao eleitas pelo Dono da Casa, a sua única esperança para serem ouvidas é o shuffle. Apesar de o nervosismo ser muito, sempre que se é chamado a participar na aula.
No entanto, aí há uma conspiraçao e que nao é pequena. Como em qualquer turma da Universidade, há sempre os alunos preferidos. Por mais que o professor queira ser imparcial, muitas vezes nao consegue esconder a parcialidade. Nem à força do shuffle.
Como por magia (diz o professor que nao controla o facto), no meio de tantas centenas de pequenas músicas aos saltinhos ansiosas por sentirem o play no seu corpinho, à algumas que repetem a sua actuaçao num espaço de tempo considerado ridículo.
Com tantas dezenas de quartos na casa, há algumas portas que nao chegam a ser abertas. Por incrível que pareça há muitas pequenas tracks que ao fim de tantas horas de aulas, nunca ouvem o seu nome a ser dito pelo mestre, apesar do seu dedito estar sempre beeem esticado.
Que injusto! dizem elas, Como é que eu e as minhas irmas de quarto nunca fomos chamadas e noutros quartos já foram quase todas??!!
Reclamam. Muito. E com razao. Digo eu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu bem dito, há que lutar contra as injustiças que são cometidas nestes mundos virtuais e nessa segunda caixinha que mudou o mundo (ou que molestou o mundo, sim, que há com cada uma que se vê que parecem duas!). Mas o que é certo é que no meu caso de forma inconsciente (ou então pelo facto de eu ser parvo apenas) tenho andado a combater o Cyber-Deus todo poderoso que manipula a nossa máquina - e por conseguinte a nossa relação com esse tão vasto mundo que por ai anda, dizem eles... - já a algum tempo. Então vejamos, aqui o Duende para evitar que o professor não escolha aqueles pikenas tracks mais tímidas, de X a X tempo e quando fico com o disco cheio lol, vai uma limpeza geral na música! Assim deixa de haver uns mais que outros porque deixam de existir simplesmente. Assim as futuras pikenas tracks vão aparecer por agora mesmo que depois se vão calando. Tadinhas